top of page

Construindo pontes: Psicoterapia, diversidade e relações raciais

Homem negro, psicólogo, segurando um livro e sorrindo
Victor Diniz, psicólogo Clínico @victordiniz.psi. Foto por: Marina Alice @onomatopeia__

Olá! Eu me chamo Victor, sou psicólogo, e fico feliz em receber você neste blog.


Este é um espaço onde compartilho reflexões, conhecimentos e experiências sobre saúde mental e as intersecções entre relações raciais, diversidade, relações de gênero, relações familiares e outros temas pertinentes ao contexto da psicologia clínica.


Durante minha formação acadêmica e minha atuação prática, tanto no contexto clínico quanto no atendimento psicossocial, percebi como esses temas estão entrelaçados na nossa dinâmica social e pessoal. Refletir e estudar sobre isso tem sido não só um convite, mas uma urgência.


No livro Cartas para um jovem terapeuta, Caligaris traz uma importante reflexão: nosso primeiro compromisso, enquanto psicoterapeutas, é com as pessoas que confiam em nosso trabalho e trazem ao consultório uma queixa para ser escutada. Ele vai além e reforça que o compromisso também é com a comunidade à qual prestamos nosso serviço.


Considerando isso, estudar e me aperfeiçoar nessas diversas questões que surgem como demandas e desafios é essencial para honrar esse compromisso e garantir uma clínica acolhedora e qualificada.


Nos próximos posts, abordarei como as questões de identidade afetam nossa saúde mental e refletirei sobre os caminhos possíveis para lidar com esses desafios.


Estou animado para essa nova jornada e convido você a participar comigo. Sinta-se à vontade para compartilhar suas experiências e interagir nos comentários.


Vamos criar um espaço de troca de aprendizado!


Com afeto e respeito,

Victor Diniz

 
 
 

Comentários


© Victor Diniz 2024

bottom of page